ou por telefone
0800 291 0006
Entre em contato por E-mail
@sac@dvirtua.com.br
Brasileiras querem comprar produtora de bananas dos EUA
 
11/08/2014

A empresa de sucos de laranja Cutrale e o Grupo Safra anunciaram nesta segunda-feira em um comunicado que pretendem comprar por 611 milhões de dólares a produtora americana de bananas Chiquita Brands International.

Os grupos Cutrale, um dos maiores exportadores de sucos do Brasil, e o banco de investimento Safra ofereceram 13 dólares por ação por todos os papéis da Chiquita, valor 29% superior à cotação das ações da empresa na última sexta-feira.

As empresas brasileiras afirmaram que a aquisição da Chiquita vai contribuir com "uma vasta experiência em todos os setores da cadeia produtiva de sucos e frutas" e que ofereceram aos acionistas um valor superior àquele negociado na bolsa.

A oferta coloca em xeque a fusão da companhia norte-americana com a irlandesa Fyffes. Anunciada em março, essa fusão resultaria na maior produtora de bananas do mundo, com uma receita anual de 4,6 bilhões de dólares. Com a operação, a Chiquita poderia mudar sua sede para a Irlanda, onde pagaria menos impostos.

Um encontro entre os acionistas da Chiquita e da Fyffes para discutir o assunto está programado para o dia 17 de setembro.

A oferta brasileira, contudo, desafia a fusão. Os grupos Cutrale e Safra afirmam que sua proposta é "claramente mais favorável aos acionistas da Chiquita do que a fusão com a Fyffes".

As ações da Chiquita tiveram alta de 31%, negociadas a 13,20 dólares depois do anúncio da oferta.

 
Contato

Contato:
0800 291 0006

@sac@dvirtua.com.br